quarta-feira, abril 05, 2006

Observação da reação humana por um humano não especializado no assunto...

O salve, salve adorado Ranger Azul, que também atende por Tom, apareceu com uma bela resenha do filme Brokeback Moutain. Mas tão interessante quanto o filme, pelo menos para mim, foi ver a reação das pessoas diante da película, uma excelente oportunidade para observação do outro, logicamente plural, pois a referência é feita a todos que estavam dentro daquela sala de cinema.

Demorei a entender os sorrisos nas cenas mais românticas, de mais cumplicidade, mais tensas e mais dramáticas do filme. Talvez eu seja sensível demais para rir de declarações e problemas de amor. Ou para achar engraçado a dor dos ouros, sim, a Michelle Williams fez-me imaginar toda a frustração e angustia da sua personagem.

Olhei ao meu redor. Nas cadeiras do lado casais, atrás homens, aqueles machões num programa de domingo com a família, algumas pessoas totalmente travadas. Não que as pessoas estivessem achando o filme ruim, só alguém muito insensível acharia. As pessoas riam, muito... Faziam aquele coro OHHHHHHHHHHHHHHHHH, ou riam entre dentes, amarelamente. Riam, pelo constrangimento de ver dois homens em cenas tórridas de um romance, em cenas de saudade, em cenas de revelações. Riam, pelo descostume, por encarar algo ‘não natural’.

Particularmente, achei o filme excelente... E a reação dos espectadores seria uma boa tese de algum trabalho acadêmico. Mas eu, eu só sou um ser humano não especializado no assunto...

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O melhor eram os comentários pós-filme... "não, o louro não era um viado que nem o outro... era só solitário..." eitcha, Deus...

23:55  
Anonymous Anônimo said...

Olá Tom, passei para lhe desejar um fim-de-semana feliz!
Um abração,
Daniela Mann

08:11  
Anonymous Anônimo said...

É, esse assunto deixa as pessoas sem graça mesmo...

20:40  

Postar um comentário

<< Home