segunda-feira, abril 10, 2006

Resenha Crítica - OS BONS COMPANHEIROS

Olá!!

Bem, estou aqui hoje, para escrever sobre um filme que tem como tema um assunto que, digamos, eu entendo muito. Nem vou falar demais, senão evidencia demais...



Os Bons Companheiros
(The Goodfellas, 1991)



Um dos melhores filmes feitos sobre a máfia, Os Bons Companheiros entra fácil em qualquer lista de melhores filmes de todos os tempos. Dirigido com a habitual competência por Martin Scorcese, tem no elenco nomes de peso como Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci, que venceu o Oscar de Ator Coadjuvante pelo seu trabalho como Tommy DeVito, um mafioso violento e ao mesmo tempo engraçado.

O filme conta a saga de um jovem que acaba tornando-se um dos maiores gângsteres da cidade de Nova York, sua vida desregrada e por fim o seu declínio, onde junto com ele, está o declínio de toda uma geração de mafiosos. Esse jovem, de nome Henry Hill, foi interpretado por Ray Liotta, no papel que certamente lhe deu o maior destaque de sua carreira. Mostra com perfeição como começa a carreira, aos 11 anos de idade, e como aos poucos vai ganhando a confiança dos maiorais do lugar, como James Conway, interpretado por Robert De Niro, que lhe dá apoio e confiança para que ele cresça nos negócios. Mas, Henry vai se distanciando dos negócios normais da máfia e se envolvendo com drogas, no que outros vão seguindo seu caminho e com isso, trazendo a decadência de uma era onde os gângsteres tinham status de glamour, de luxo e ostentação.

O filme é bom por dois motivos básicos, as atuações e o roteiro. Os atores estão fenomenais, em especial, claro, De Niro (em sua melhor época), Pesci (que merecidamente venceu o Oscar), e Lorraine Bracco, uma atriz hoje sumida, mas que também foi indicada ao Oscar pelo papel da mulher de Henry, Karen Hill. Teve outras quatro indicações: Filme, Diretor, Roteiro Adaptado (do livro Wiseguy, que conta a história de Henry Hill, ou seja, o filme é baseado em fatos reais), e Edição.

Falando do roteiro, escrito por Scorsese e Nicholas Pilleggi (autor do livro), é um exemplo de história bem-contada. Apesar do tema batido, o filme ainda choca, com imagens violentas mas não explicitas, o que torna o filme uma aula de direção e roteirização.

Enfim, uma dica excelente para quem se interessa pelo mundo da máfia, como eu.

Nota?
********** (10 estrelas)
...e até mais p'ra todos!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

AÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!
Uma estréia digna de um Ranger, colega! E já chega com um filme dez estrelas!
Grande abraço, cara... e tudo de bom pra ti, nesse momento!

11:24  
Anonymous Anônimo said...

eu nunca vi esse filme, adoro a série de mafia familia soparano

09:56  
Anonymous Anônimo said...

Koeh Luiz!
Vim aqui ver sua estreia.
Mto legal o seu post, eu tb gosto pra caramba d filmes sobre a mafia, o filme parece ser bom, vou ver se consigo assistir.
Um abraço.
Leo.

01:29  

Postar um comentário

<< Home