domingo, abril 16, 2006

Resenha Crítica - AS NOITES DE CABÍRIA




NOITES DE CABÍRIA
Título Original: Le Notti di Cabiria
País de Origem: Itália
Ano: 1957
Duração: 117min
Diretor: Federico Fellini.
Elenco: Giulietta Masina, Franois Perrier, Amadeo Nazzari, Franca Marzi, Aldo Silvani.
Sinopse:
Giulietta Masina interpreta Cabíria, uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma em meados anos 50. Ingênua, ela sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas. Por isso, sofre constantemente desilusões. Em suas andanças pela noite romana, ela se envolve com um astro de cinema em crise conjugal e, também, com um contador, que parece amá-la de verdade. Será que o destino só guarda desencantos para a pobre Cabíria?
Fonte: CinemaNet
____________________________________________
Resenha:
Uma história sensível, ainda na fase leve e despretensiosa de Fellini, com uma personagem delicada e lunar: Cabíria, uma prostituta que acredita no amor perfeito e sofre constantes desilusões. Ela ama demais, ela sofre demais, ela, apenas, não quer ser só.
No início do filme seu namorado a atira em um rio, quase a matando afogada, fugindo levando-lhe a bolsa, dinheiro e ilusões. Quase não conseguindo acreditar na sordidez do ato, ela segue sua trilha de sofrimento.Seu caminho cruza com o de Alberto Lazzari (Amedeo Nazzari), um ator que a usa para esquecer sua crise conjugal passageira.
Um dos momentos mais marcantes, censurado pela igreja católica na época do lançamento do filme, é o encontro de Cabíria com um benemérito que sai pela cidade distribuindo alimentos aos mendigos em um saco.[ Para a Igreja, este tipo de caridade individual pressupõe a indiferença da instituição laica frente à miséria, uma passagem mais indecente que o ganha-pão da prostituta mais comovente do cinema. Na versão para colecionadores são sete minutos a mais com as cenas censuradas.]
Cabíria tem fé. Ela vai com os amigos a uma celebração religiosa pedir para que saia daquela vida de tantas amarguras, é um momento forte, onde uma fé ingênua é retratada. Uma fé que demonstra abalos e cansaços de quem deseja um amor que a salve.
Outra passagem emocionante da trama é quando Cabíria assiste a um espetáculo de uma trupe circense e, desafiada, é voluntária para um ato de hipnotismo, onde releva toda a pureza e amor guardado em si, sendo alvo de risos da platéia. Este momento marca o início do desfecho da história.
Na platéia encontrava-se Oscar, que não pede explicações sobre nada da vida que Cabíria tanto quer deixar para trás, e a ela dedicando afeto. Parece enfim que Cabíria será feliz, ao lado de um marido que a ama e que a aceita. Feliz, ela vende todos os seus bens e dá adeus ao seu passado, com o coração cheio de esperanças. Mas, Oscar é só mais um a enganá-la, agora da forma mais cruel. Levando todo o pouco que Cabíria possuía.


Contudo, mesmo com mais uma vez seus sonhos assassinados, somos presenteados com uma bela cena final onde o desespero e o abandono humanos podem ser superados pela capacidade de esperar dias melhores.


_____________________________________
**********
Liannara

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ah, esse filme deve ser lindo, colega!
Eu preciso vê-lo!!!
Beijão!

11:29  
Anonymous Anônimo said...

Ah, esse filme deve ser lindo, colega!
Eu preciso vê-lo!!!
Beijão!

11:29  
Anonymous Anônimo said...

Ah, esse filme deve ser lindo, colega!
Eu preciso vê-lo!!!
Beijão!

11:29  
Anonymous Anônimo said...

Ah, esse filme deve ser lindo!
Eu preciso vê-lo!!!
Beijão, colega!

11:30  
Anonymous Anônimo said...

Ah, esse filme deve ser lindo!
Eu preciso vê-lo!!!
Beijão, colega!

11:30  
Anonymous Anônimo said...

Assim como a Cabíria, durante muito tempo, acreditei na bondade das pessoas. Porém, depois de tantas desilusões, já não espero tanto dos outros.

Quantas Cabírias não existem por aí? Mulheres sonhadoras, inocentes, que na eterna busca pelo amor perfeito, acabam se entregando a cretinos.

Parece bem interessante o filme, fiquei com vontade de assistir.

10:25  
Anonymous Anônimo said...

Oi!! Vc viu O Plano Perfeito? Eu adorei, não sei se é do estilo que vc gosta... olha bem, eu não consigo te achar no orkut. Me adiciona que fica mais fácil: http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=16534667559603505884. Beijão!

11:35  
Anonymous Anônimo said...

Acho que alguém aqui ama de paixão cinema. E por que seria o contrário? O Cinema de verdade é maravilhoso. Como nos ensina lições valiosas, não? Faz tempo que não vejo um bom filme. Estava pensando em ir ao cinema...

Nunca vi esse filme que você comentou aqui. Aliás, também não vi a muitos outros que você falou aqui – é, eu andei lendo algumas críticas suas aos filmes dia desses. Mas pelo que você disse, parece ser interessante. É bom quando aprendemos novos valores, expostos estes de alguma forma, não importa se em áudio ou vídeo ou qualquer outra coisa, importa apenas aprendermos... Aprendermos...

01:17  
Anonymous Anônimo said...

Simplesmente brilhante seu comentário sobre "Cabíria". Era um dos filmes que pensava em postar estes dias (rs), mas depois de ler a sua resenha, nem sei se pensarei mais nisso. Verdade! Mas se o fizer, pode saber que estará citado e indicado!!!! Abração.

00:59  
Anonymous Anônimo said...

Belíssima resenha de um filme delicado e ingênuo dos tempos em que o mundo ainda não andava sob o domínio da violência. Mesmo assim, ele nos deixa grandes ensinamentos. Afinal, seu diretor é um dos monstros sagrados do cinema mundial!

Beijos, Lia.

17:45  

Postar um comentário

<< Home